terça-feira, 25 de outubro de 2011

O maná do céu

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17

O livro de Êxodos (capítulos 16 e 17) fala-nos acerca do povo de Israel que, 45 dias depois de ter sido liberto da escravidão do Egito, começou a murmurar contra Deus, esquecendo-se do Ele havia feito por eles. Contudo, Deus não os desamparou, antes deu-lhes o suprimento, fazendo chover pão do céu que o povo deveria recolher diariamente, e dando-lhes carne ao entardecer:

Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. Êxodo 16:4

Disse mais Moisés: Isso será quando o SENHOR à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR. Êxodo 16:8

 Deus pretendia ensinar o Seu povo a depender e a confiar Nele a cada dia, e durante 40 anos não deixou que o maná (o suprimento) faltasse ao Seu povo (E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã. Êxodo 16:35)

Deus tinha um projeto eterno de prosperidade para o Seu povo e queria que este o recebesse, queria-os dentro da promessa, a viver na Sua dependência. Muitas foram as vezes e as razões pelas quais o povo murmurou e se queixou, mas Deus é Fiel! "Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a Si mesmo." 2 Timóteo 2:13

O mesmo projecto que esteve ao alcance do povo de Deus está ao nosso alcance hoje, porque este é um projecto que nasceu no coração do Pai para que nós sejamos abençoados diariamente. O lugar onde estamos hoje é o começo de tudo de grande que Deus tem destinado para as nossas vidas!

Abraão também provou do eterno projecto de Deus na sua vida. Quando pediu um filho, foram duas as mudanças que Deus operou em Abraão para que ele alcançasse a vitória.

A primeira foi dar-lhe uma promessa: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade, (descendência)”. (Génesis 15:5)

A segunda foi mudar-lhe o nome de Abrão para Abraão (…porque por pai de numerosas nações te constituí. Genesis 17:5). Deus queria que Abraão se habituasse à ideia de ser chamado de pai de uma multidão, antes mesmo de ter gerado um filho.

Ele faz o mesmo conosco hoje. Dá-nos um novo nome, que representa um novo começo Nele, e que nos identifica com a Sua realidade divina para que possamos verdadeiramente ser por Ele alimentados/ supridos/ alegrados/ encorajados e tudo mais que tenhamos necessidade. É esse o projecto de Deus para as nossas vidas.

Abraão viveu o projecto eterno de prosperidade na sua vida, e por causa dele, a sua descendência também foi abençoada.  “…e farei uma aliança eterna com eles. E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.” Isaías 61:8,9

Senhor,
Cura-nos de toda a cegueira espiritual para que possamos ver o que tens para as nossas vidas e para que possamos viver, em Ti, esse maravilhoso projecto de prosperidade a todos os niveis, que é também um projecto de amor. Oramos no nome de Jesus. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário