domingo, 30 de setembro de 2012

O significado da adoração

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” João 4:23,24

Este trecho revela-nos o carater da adoração cristã.
Para Deus, a adoração só existe quando é feita em espírito e quando é feita em verdade. Mas comecemos por definir o que é adoração.

Adorar significa prostrar-se/curvar-se diante de..., ajoelhar-se diante de...
A adoração é um ato de total entrega a Deus e de reconhecimento por aquilo que (só) Deus é.
Ao ensinar-nos a orar, Jesus começou por adorar ao Pai dizendo "Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome..."(Mateus 6;9), porque ele (Jesus) entendia e reconhecia que o nome do Pai era único, especial, incomparável, santo, e só Ele poderia ser chamado de Deus.

Conhecer a Deus Pai em espirito e em verdade é um privilégio que só quem é nascido de novo, só quem recebeu Jesus na sua vida, como senhor e salvador, tem. É a essa nova vida em Cristo que a Biblia chama de “espírito”. João 3:6 diz que “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” E Romanos 8:16 diz ainda que "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
João 4:24 "Deus é espirito e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade".

 Deus revela-se a quem quer, porque “Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.27). Mas nós, através do filho, temos acesso ao Pai e à sua natureza, através da revelação do seu espirito.

Sem comentários:

Enviar um comentário