sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O amor, a graça e a misericórdia de Deus

Ezequiel 36.26-27
Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
2 Coríntios 12.6-10
Pois se eu vier a gloriar-me não serei néscio, porque direi a verdade: mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando sou fraco, então é que sou forte.

Ezequiel 36 fala-nos da relação de Deus com o Seu povo. Muitas foram as vezes que se rebelaram contra Deus e sofreram as consequências dessa rebelião, desse afastamento mas deus, através do profeta Ezequiel, deu-lhes livramento, tirou toda a frieza do seu coração e transformou-os, dando-lhes um coração disposto a aprender e a praticar a Sua vontade. 

2 Coríntios 12.6-10 conta-nos como Deus derrubou toda a altivez de Paulo, humilhando-o (pondo-lhe um espinho na carne), de maneira que Paulo pudesse vir a ter uma vida repleta de profundas experiências espirituais com Deus. O propósito de Deus para a vida de Paulo era que este aprendesse a depender unicamente do Senhor e que realizasse, com autoridade espiritual, tudo o que Jesus lhe havia comissionado.

Isso é o que está no coração de Deus para os Seus filhos. Vivemos debaixo da Sua graça, essa medida sempre abundante de Deus que foi liberada como herança para as nossas vidas. A graça de Deus é a própria expressão do Seu amor para conosco (porque Deus é amor), e (a graça) chegou até nós por intermédio de Jesus.

 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus. João 1:16-17

O próprio Paulo saudou a igreja de Corinto dizendo "a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espirito Santo sejam com todos vós". 2 Coríntios 13:13

Não vivemos debaixo da misericórdia, porque a palavra de Deus diz-nos que "Certamente a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida" (salmo 23:6), logo vêm atrás de nós e não estão sobre nós. A misericórdia é uma medida justa que vem e é manifesta pelo amor de Deus resultando em graça para nós.

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos". Efésios 2:4-5
 
 Tito 3:5 diz: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”.

A misericórdia origina-se no amor e termina na graça, e é através da misericórdia de Deus que somos salvos.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. 1 Pedro 1:3

É segundo a Sua grande misericórdia que Deus nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

“Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”. Judas 21

Precisamos manter-nos no amor de Deus e aguardar a Sua misericórdia. Nas lutas, provações, dificuldades, precisamos manter a nossa confiança no Senhor e receber a Sua misericórdia, pois não tardará em alcançar-nos.

"Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.Hebreus 4:16

Em Cristo, “recebemos” misericórdia e “achamos” graça. Quer isto dizer que,  através da misericórdia, tudo está pronto para ser usado por nós a qualquer hora e através da graça, Deus tudo fará! amén.

Sem comentários:

Enviar um comentário