terça-feira, 2 de outubro de 2012

A morada de Deus

 “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do SENHOR!" Salmo 122:1

"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo." 1 Corintios 3:16, 17

Estas duas passagens biblicas falam-nos do lugar onde Deus habita em duas épocas distintas.

Na primeira, o autor (David) expressa a sua alegria em ir à casa do Senhor, numa época que antecedeu a vinda de Jesus e na qual o Espírito Santo ainda não havia sido enviado. Noutras palavras, somente o sacerdote tinha acesso ao lugar santissimo, era ele quem representava o povo diante de Deus e orientava o povo por inspiração divina. Qualquer pessoa que quisesse ouvir de Deus, deveria esperar a orientação do homem ungido por Deus para que lhe trouxesse essa palavra.

Na segunda, o Espírito Santo já havia sido enviado e algo tremendo se passa. Deixamos de ter como mediador o sacerdote e passamos a ter Jesus, o Sumo-sacerdote, o Caminho que nos deu acesso ao Pai. Através de Cristo, passámos a ter livre acesso à presença de Deus e tornámo-nos morada permanente de Deus e do Seu Espirito Santo, porque em Cristo fomos santificados! Toda a hora e todo o lugar é hora e lugar de adorar a Deus, de falar com Ele e de Ele falar conosco.

As igrejas são abençoadas pelos santos que nelas se reúnem para adorar a Deus, partilhar a fé, falar do que Deus tem feito nas suas vidas, etc.. E essa é outra revelação contida no Salmo 122:1 "alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor!"

David alegrava-se por estar na presença de Deus, por ter comunhão com Ele, mas alegrava-se também por poder partilhar com os irmãos essa alegria!
 "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos." Salmo 133:1

Aliás, a presença de Deus era garantida por essa comunhão dos irmãos, tal como está escrito em Mateus 18:20 "...Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome (Jesus), aí estou eu no meio deles.”

Que possamos entrar com ousadia na presença de Deus, certos de que toda a obra já foi completada para nós em Cristo.

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."Efésios 4:4-6
 
Amen!

Sem comentários:

Enviar um comentário