segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Compaixão = com paixão

Compaixão (do latim compassione): o que é?

A Wikipedia descreve-a "como uma compreensão do estado emocional de outrem", como "um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem", e acrescenta ainda que a compaixão "é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece."

Para mim a palavra "compaixão" em tudo tem a ver com "com paixão". A explicação é simples. Aquele que cuida do proximo, fa-lo não por esperar receber algo em troca ou em busca de agradecimento, mas fa-lo alegre e genuinamente pelo simples ato de somar de alguma forma na vida do outro, com paixão. 

Essa foi talvez a maior lição que Jesus nos ensinou, a da compaixão. Todo o seu ministério foi movido a compaixão e os milagres que realizou também aconteceram por compaixão.

Vejamos alguns textos que ilustrem isso:
  1. Mateus 9:36 "Vendo ele (Jesus) a multidão, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas"
  2. Mateus 14:14 "Jesus viu uma grande multidão e, possuido de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos"
  3. Mateus 20:34 "Movido de compaixão, Jesus tocou-lhes os olhos. Imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram."
  4. Marcos 1:41 "Jesus, com grande compaixão, estendeu a mão, e tocando-o disse: quero, sê limpo."
A minha oração hoje é que sejamos movidos pelo amor ao proximo, pela mesma compaixão que Jesus teve, e que tenhamos a plena convicção que essa compaixão é a chave que nos fará abrir a porta dos milagres na nossa vida. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário