quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como ser um vencedor

Sonhos toda a gente tem - o sonho de ter uma casa, o sonho de ter um carro, o sonho de ser promovido, o sonho de ter a sua própria empresa... mas quantos de nós abrimos mão desses sonhos simplesmente porque falámos com alguém cuja opinião tinhamos em consideração e não obtivemos dessa pessoa aprovação?
A verdade é que, por muito que sejamos encorajados (e por vezes encorajemos) a seguir determinado caminho (sonho) ou a realizar este ou aquele projeto, o certo é que, quase sempre, acabamos por nos deparar com a resistência, muito provavelmente porque todos acham que aquilo que se tem é melhor do que o risco e o medo que vem com a mudança. Naturalmente e espiritualmente falando é assim que as coisas se processam. Várias são as forças que se alinham para nos impedir de prosseguir, sobretudo o medo de falhar.

Antes de prosseguir, vejamos o que a Biblia nos diz acerca do medo:

II Timóteo 1:7“Porque Deus não nos deu o espírito de medo (covardia), mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”

Lucas 8:50‘Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e serás salva.”

Mateus 14:25-31“Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

Mateus 21:21 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito."

Se a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção (certeza absoluta) das coisas que não se vêem (Hebreus 11:1), então o medo é sinónimo de incredulidade (falta de fé). O medo de falhar, a dúvida, a insegurança, a aflição, a religiosidade (um conjunto rígido de regras que o homem sobrepôs à fé)...  Tudo isto se opõe à fé pois esta cria a condição necessária para que o medo seja ultrapassado e seja gerada, no seu lugar, a coragem, confiança, paciência e esperança pelo qual vale a pena trabalhar.

I João 4:18 “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”

Sem comentários:

Enviar um comentário