sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Milagres, cura, salvação: quem quer, tem!

João 5:1-9 "Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe:
Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado."

 
Este livro conta-nos a história de um homem que padecia duma enfermidade há mais de 38 anos e que ouvira falar do tanque em Betesda, um lugar onde enfermos aguardavam o anjo mover as àguas para terem a oportunidade de serem curados. Mas para que tal acontecesse, era preciso ser-se o primeiro a mergulhar nas àguas do tanque.

E temos este homem. Imagino o dia em que ele decidiu que "aquele era o seu dia!", organizou uma festa para se despedir da familia e amigos, cheio de entusiasmo, partindo de seguida para o tanque de Betesta na expectativa de ser o primeiro a mergulhar quando o anjo movesse as àguas. E o anjo passou, e ele não foi o primeiro a entrar no tanque. Isso deve te-lo desapontado pois o homem tinha a certeza que a cura seria sua. E vez após vez durante 38 anos, este homem viu centenas de pessoas chegarem ao tanque de Betesta com enfermidades e sairem de lá curados, muitos deles chegaram lá depois de ele já lá estar, e ele continuava doente. A sua fé inicial foi abalada; a certeza de que a sua vez havia chegado acabou por ser substituida pela frustração de não conseguir alcançar o que havia proposto, depois pela dúvida de que seria realmente merecedor desse milagre.

Este homem tinha um projeto para a sua vida:ser curado. E ao se dirigir ao tanque, ele agiu em conformidade com o seu projeto e moveu-se rumo a essa concretização. 

Ele demorou 38 anos para chegar ao "hoje" da sua cura, do seu milagre.

O que é que consumiu tanto da sua energia e tanto do seu tempo que o impediu de se concentrar no seu projeto de vida, naquilo que era realmente prioritário, de valor? O que é que em mim tem tanto poder que consome tanto da minha vida e tanto das minhas energias que me impede de ver o milagre acontecer? Serão as compras, a internet, o emprego, a familia ou até mesmo as atividades na igreja? A minha prioridade é o meu projeto e esse eu quero que avance!

O homem no tanque estava tão esquecido do projeto da sua vida, tão descrente que, ao Jesus lhe perguntar se ele queria ficar curado, a resposta dele não foi sim ou não, mas antes desculpas para ainda não ter sido curado "Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." noutras palavras "a culpa não é minha, Senhor, ninguém quer saber de mim, eu estou sempre sozinho, não tenho ninguém para me ajudar, vou ficar sempre assim"...

Números 23: 19,20"Deus não é homem, para que minta nem filho de homem para que se arrependa; porventura, diria Ele e não faria? Ou falaria Ele e não confirmaria?
Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não posso revogar."

Jesus curou o homem naquele dia, curiosamente num sábado - dia instituido por Deus como dia de descanso conforme está escrito em Levítico 23:3 "seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação;  nenhum trabalho farás; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações". 

A vontade de Deus para as nossas vidas é que nos entreguemos a Jesus e que recebamos dele os milagres, a cura, a salvação. Se queremos e cremos, se dizemos SIM, o Senhor anula as nossas desculpas e faz mover as àguas nas nossas vidas. O querer implica agir e viver em conformidade com a Sua palavra todos os dias e todos os momentos das nossas vidas.

Apocalipse 3:20
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Sem comentários:

Enviar um comentário