quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Senhor é quem me capacita e, por Ele, vou alcançar os meus sonhos

Genesis 41: 37-40
"O conselho foi agradável a Faraó e a todos os oficiais.
Disse Faraó aos seus oficiais: acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.
Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu."

O livro de Genesis (capítulo 37) conta-nos a história de José, o filho mais novo de Israel, cujos irmãos odiavam-no por ser o preferido de seu pai. Apesar de jovem (16 anos), José temia a Deus.

Diz a palavra de Deus que José teve um sonho no qual os feixes da familia "o rodeavam e se inclinavam perante ele" (José), e contou-o aos seus irmãos e pai. O ódio e o ciume dos irmãos cresceram, a zombaria também: ..."vem lá o tal sonhador!", e os irmãos tramaram matá-lo. Genesis 37:21-22

"Mas Ruben, ouvindo isto, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida. Também acrescentou Ruben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai".

Anos depois, Faraó sonha com vacas gordas e vacas magras e convoca os bruxos, mas estes nada interpretam. Quando já não havia ninguém a quem chamar, Faraó mandou chamar José. 

Deus deixou José ser o ultimo da lista para que, quando Faraó o chamasse, José não fosse  mais uma opção mas sim a unica opção! 

Apesar de José ter sonhado com o palácio quando tinha 16 anos, esse sonho só se concretizou depois de ele passar pelo poço, cárcere e casa de Potifar. Deus queria que José aprendesse a melhorar o que estava à sua volta. E nós, temos melhorado o que está à nossa volta antes de alcançarmos o nosso sonho?

José estava ligado ao propósito de Deus para a sua vida. Ele amava a sua familia e Deus amava José. E Deus honra quem se deixa amar por Ele.
Deixar-se amar por Deus significa estar ligado a Ele, ter comunhão com o Pai e agir na Sua força, essa é a garantia de que seremos abençoados. 

 Se analisarmos isto à luz da vida de Jesus, podemos verificar que, cada vez que Jesus se preparava para fazer algo extraordinário, subia ao monte, porque a sua ligação com Deus lhe garantiria a vitória. Antes de escolher os discípulos, subiu ao monte e Deus lhe disse “ vais escolher este, e este, e Judas vai trair-te, mas tu vais dar-lhe 3 anos e meio de oportunidade”.
Quando Jesus subiu ao monte, abriu a sua boca e disse: “bem-aventurados os pobres de espírito”. As melhores revelações vêem quando subimos ao monte, pois é aí que Deus se manifesta e é onde Ele nos dá a conhecer o seu amor. Ligarmo-nos ao Senhor pode levar-nos a tomar decisões extraordinárias e a experimentar um mover sobrenatural do espírito santo do Deus vivo.
José estava ligado com Deus, e essa ligação fluía através dele. E para isso bastou-lhe apenas dirigir-se a  Deus e dizer “Pai, eu sou teu, nada há fora de ti; eu quero que me enchas com a tua presença, quero que me unjas com o teu poder; eu quero deixar-te amar a minha vida”.
Depois de muitos anos vieram os irmãos de José, e quando José os viu lembrou-se de tudo o que lhe fizeram passar: os insultos, o abandono, a tentativa de matá-lo, e agora ali estavam os seus irmãos, a clamarem por ajuda; e José, olhando-os, disse:” fiquem tranquilos porque Deus mandou-me antes para que, quando vocês viessem, eu vos abençoasse”, aleluia!
Deus envia-nos primeiro para que possamos vir a ser canais de benção para aqueles que nos maltratam e odeiam, e sejamos transformados à imagem de Cristo (Romanos 8:29; 2 Corintios 3:18; Colossenses 3:10). Não importam as circunstâncias ou dificuldades pelas quais passamos, Deus está presente nas nossas vidas sempre!
  Precisamos ter as nossas vidas avivadas e santificadas (Romanos 8:11) pelo poder do Espirito santo, de tal forma que esse poder nos tire do anonimato, derrube o que ainda se mantiver de pé e que não provém de Deus (tristezas, dúvidas, problemas...), encha as nossa vidas da Sua glória.
Deus dá-nos autoridade para falar e dizer aos doentes "sejam curados" e eles serão curados; "sejam livres" e quem estiver sob opressão será livre; "sejam prósperos" e assim será feito.
Cento e vinte pessoas desafiaram a Deus e viram a Sua gloria! "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,".(Atos 1:8) "Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo".(Atos 1:5) "porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus".(Atos 8:16)
 Se estivermos verdadeiramente ligados ao pai, também nós veremos a Sua glória pois, aquele que nos chamou, é o mesmo que nos capacita!

Sem comentários:

Enviar um comentário