quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O segredo do sucesso de Daniel

Daniel era um homem fiel e temente a Deus, que dependia da direção do Pai em todos os momentos da sua vida.

O Livro de Daniel começa por relatar-nos a chegada de Daniel e dos seus companheiros ao palácio. Diz a palavra de Deus que o rei Nabucodonosor mandou o chefe dos seus servos escolher alguns jovens judeus (nobres) a fim de que estes recebessem educação real segundo os costumes e sabedoria dos caldeus, e deu-lhes ainda o privilégio de comerem o alimento da mesa do próprio rei.

Daniel 1:7 acrescenta ainda que até os nomes destes jovens foram mudados de forma a faze-los esquecerem-se das suas origens e, muito provavelmente, do seu Deus: "E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel ("Deus é meu Juiz") pôs o de Beltessazar ("Um servo de Bel"), e a Hananias ("O Senhor é bondoso") o de Sadraque ("Inspirado pelo deus sol"), e a Misael ("Quem é o que Deus é") o de Mesaque ("Quem é o que deus lua é"), e a Azarias ("O Senhor ajuda") o de Abednego ("Servo de Nebo")."

Daniel 1:8 diz que, apesar de todas as ofertas generosas do rei, "Daniel resolveu firmemente não se contaminar as as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia"; e após tomar esta decisão, estando ele debaixo da autoridade do chefe do eunucos, Daniel "pediu-lhe que lhe permitisse não contaminar-se".

Que tremenda revelação nos trás esta passagem! 
Daniel tinha de tal maneira intimidade com Deus que nada abalaria a sua confiança no Senhor - nem o ser levado contra a sua vontade para a Babilónia, nem a mudança de nomes, nem o ser obrigado a comer e a beber durante 3 anos da "ração diária das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele (o rei) bebia".(Daniel 1:5)

Àcerca dos alimentos, e para uma melhor compreensão da atitude de Daniel, podemos ler em 1 Coríntios 10: 27,28 o seguinte:

"E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude."


Diz a palavra de Deus no versiculo 9 que "Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos", em primeiro lugar pela sua obediência (a Deus), e em segundo pela sua submissão à autoridade instituida.

Nos versiculos seguintes podemos continuar a ver o mover de Deus na vida de Daniel e através dele, e este a ser tremendamente usado para manifestar a glória do Senhor naquele lugar.
Daniel 1:11-17
"Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Quanto a estes quatro jovens, Deus  deu-lhes o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
"

Esta história ensina-nos as seguintes verdades:
  1. Confiar unica e exclusivamente em Jesus - João 14:6 “Eu (Jesus) sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
  2. Manter comunhão com Ele - 1 João 5:12 “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”.
  3. Fundamentar a nossa fé em Jesus1 João 5:5 “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”
  4. Submeter às autoridades. Deus não só nos chama para recebermos a Sua vida através da fé, mas também para manter a Sua autoridade através da submissão às pessoas que Ele estabeleceu como liderança sobre nossas vidas. Romanos 13:1-7: “Toda a alma esteja sujeita às autoridades; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”
  5. Entender que, em Cristo, temos livre acesso e revelação àcerca de todas as coisas -  1 Corintios 2: 6-16; Mateus 7:7-8; Lucas 8:9-15.

  6. Não há desculpa para não obedecer. Romanos 1:17-25 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”

Salmo 14:1-2
“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.”

Senhor, une o nosso coração ao temor do teu nome para que vivamos na plenitude do teu Espirito santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário